top of page

Francisco Ventura

WhatsApp Image 2024-04-17 at 17.22.11.jpeg

Recital 17 de Março

Francisco Soutinho Ventura (Coimbra, 1995) inicia os seus estudos musicais aos 11 anos no Conservatório de Música de Coimbra, na classe de fagote do Prof. José Pedro Figueiredo.

 

Apesar do seu interesse por outras áreas de estudo, a música acaba por tornar-se preponderante e uma real perspectiva de futuro, após as suas participações na Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM) e as Masterclasses de Fagote em Loureiro, com o Prof. Pierre Olivier Martens.

Ingressa em 2013 na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto, na classe do Prof. Pedro Silva, onde teve o privilégio de aprender de alguns dos mais distintos e importantes fagotistas do nosso tempo, como Giorgio Mandolesi, Marco Postinghel e Carlo Colombo, cuja abordagem musical já marcou indubitavelmente várias gerações de fagotistas portugueses oriundos da ESMAE.

 

Parte para a Alemanha em 2016 para estudar com o Prof. Georg Klütsch na HfMT Köln ao abrigo do programa Erasmus, onde também inicia no ano seguinte o Mestrado com o Prof. Bram van Sambeek. Em 2018 e 2019 participa no Zermatt Music Festival & Academy, tutelado por membros da Filarmónica de Berlim.

 

No panorama orquestral profissional começa por ganhar o lugar de Praktikant na Staatsorchester Rheinische Philharmonie em Koblenz, seguido de um contrato temporário como 2. Fagote na mesma orquestra e de Fevereiro a Dezembro de 2023 trabalhou na Konzerthausorchester em Berlim na posição de Contrafagote solista. Paralelamente colaborou com várias orquestras alemãs e não só, entre as quais Gürzenich-Orchester Köln, Beethoven Orchester Bonn, NDR Radiophilharmonie Hannover, Le Concert Olympique (Bélgica), Iceland Symphony Orchestra (Islândia), Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra Gulbenkian ou Orquestra XXI.

 

Actualmente, é aluno de pós-graduação na Hochschule für Musik Mannheim, na classe do Prof. Ole Kristian Dahl e bolseiro da fundação para música de câmara Villa Musica Rheinland-Pfalz, onde teve o privilégio de tocar com músicos tão versáteis como Christophe Coin (Prof. de Viola da Gamba no Conservatoire de Paris), Elina Vähälä (Prof. de Violino na UdK Viena), Jiyoon Lee (Concertino na Staatskapelle Berlin) ou Karl Heinz Steffens (ex Clarinete Solista da Filarmónica de Berlim e Maestro).

bottom of page