top of page
DSC_3450 resized.jpg

Francisca Bastos

Masterclasse 17 a 21 de Julho

Francisca Bastos é uma versátil fagotista e contrafagotista freelancer natural de Oliveira de Azeméis, que vive e trabalha atualmente em Viena (Áustria). Fez a sua estreia a solo em 2015 com as "Variações sobre uma Arieta de Pergolesi" de Otmar Nussio com a Orquestra de Câmara Bayerische Philharmonie num Tournée de oito concertos, incluindo a Konzerthaus de Viena e o Cuvillés-Theater em Munique.

 

É a tocar em orquestra que Francisca se sente mais em casa. Como freelancer toca frequentemente na Ópera de Zurique, com o Giraud Ensemble, a Orquestra da Rádio Austríaca e grava no Synchron Stage em Viena.

 

Como contrafagotista, a Francisca Bastos tocou em 2022 nos BBC Proms com a Orquestra da Rádio Austrica sob a direção de Marin Alsop o solo da estreia britânica de "Heliosis" de Hannah Eisendle, uma encomenda da mesma orquestra à jovem compositora austríaca e participou em 2023 numa Tournée do Vienna Concert Verein a 8 cidades na China. Já tocou também, entre outros, na Orchestre de Paris, Orquestra de Câmara de Zurique, Orquestra de Câmara de Viena, Swiss Orchestra, a Orquestra Gulbenkian, o Ensemble WienModern Viena. É membro da Orquestra XXI desde a sua fundação em Portugal em 2013 e durante os seus estudos também atuou com a Orquestra de Jovens Artistas de Bayreuth e a Orquestra de Sopros de Jovens da União Europeia.

 

Francisca começou a tocar fagote aos 8 anos com o Prof. José Pedro Figueiredo e depois com o Prof. Pedro Silva na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e e mais tarde na Escola Superior Música e Artes do Espectáculo no Porto. Concluiu em 2018 dois Mestrados em Performance de Orquestra e Pedagogia Musical com distinção da Universidade de Artes de Zurique com o Prof. Giorgio Mandolesi. Após sete anos em Zurique, Francisca está agora de volta a Viena, a cidade pela qual se apaixonou em 2012-2013 durante o seu ano Erasmus a estudar no Conservatório de Viena com o Prof. Marcelo Padilla, um dos seus colaboradores mais próximos actualmente. Desde o início de 2022, está também ingressada numa Pós-graduação em Psico-Marketing da Universidade de Madrid.

 

A par da sua actividade como fagotista, Francisca Bastos é também uma educadora ávida. Na Suiça ensinava em múltiplas escolas de música, tendo construído de raiz a maior parte das suas classes de fagote, ensinando na altura da sua partida para Viena mais de dezoito estudantes de todas as idades.

 

Ao longo da sua vida, paralelamente à sua actividade musical, Francisca é também apaixonada pelas línguas. A sua atividade como escritora vai o amor pela poesia na sua língua materna à sua actual coluna mensal na Revista Dacapo, em colaboração com Adriana Ferreira e publicações convidadas para o Projecto Living Opera. É também atualmente parte da direção da Associação Austríaca de Músicos Freelancer (IGFM).

bottom of page